O deputado Fabiano da Luz (PT) reforçou o pleito pela transferência das Serventias Extrajudiciais – os cartórios – da Comarca de Abelardo Luz para o município de São Domingos, em reunião virtual, nesta quarta-feira (26), com a prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza, e o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Luiz Zanelato. “A conversa foi produtiva e a expectativa é que o pedido da prefeita seja atendido”, avaliou o parlamentar, coordenador da Bancada do Oeste na Assembleia.


A prefeita Clori explicou que os moradores de Ipuaçu levam cerca de 30 minutos de carro até a Comarca de Abelardo Luz para autenticação de notas, protestos e registros para reconhecer e certificar atos particulares e públicos, como nascimentos, óbitos, imóveis. Atualmente, promotorias e serviços forenses já pertencem à Comarca de São Domingos. “Nós queremos facilitar a vida das pessoas com a concentração desses serviços em São Domingos, reduzindo pela metade o tempo de deslocamento”, comentou a prefeita.

Na próxima segunda-feira (31), a Câmara Técnica de Serventias Extrajudiciais da Corregedoria-Geral de Justiça decidirá sobre o pleito do município de Ipuaçu. Também entrará na pauta dos desembargadores do TJSC a transferência dos serviços de cartórios da Comarca de Entre Rios, que hoje pertencem ao município de Xaxim, para São Domingos.

A reunião com o desembargador foi uma solicitação da prefeita. O assessor jurídico do gabinete do deputado, Marcel Salomon, também participou da conversa.

Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL