Os Clubes de Mães e a Epagri realizaram na última semana uma entrega de mimos artesanais para todos os profissionais da saúde do município de São Carlos, a ação foi uma forma de reconhecimento e gratidão pelo trabalho durante a pandemia da COVID-19.

Durante a pandemia, os Clubes e a Epagri não puderam realizar as habituais atividades grupais nas comunidades, no entanto, numa reunião online com as diretorias foi sugerida a homenagem onde definiram elaborar presentes de forma artesanal.

A ação teve a participação dos Clubes de mães e damas das comunidades de Linha Massing, Balneário Pratas, São Sebastião, São João, Alto Aguinhas, Baixo Aguinhas, Centro Aguinhas, Bela Vista, Moraes e Navegantes.

O trabalho movimentou as mulheres, aproveitando o talento de agricultoras artesãs, os conhecimentos dos cursos de artesanato da Epagri e o trabalho dos grupos de costura que fazem artesanato sustentável com aproveitamento de tecidos das empresas Ogochi e Medsy.

A Epagri ficou responsável em organizar a entrega e também pela doação das embalagens e cartões, além do apoio do Supermercado São Carlos que doou os laços.

Nos dias 20 e 21 de maio foi realizada a entrega de todos os 168 mimos doados. No Hospital Padre João Berthier, foram 70 unidades entregues para a equipe representada pelo diretor Waldir de Lucca, que elogiou a ação com um presente que ficará de lembrança para todos.

Já para o setor de saúde do município de São Carlos foram 98 mimos, entregues nas unidades de saúde do Centro, São João, Pratas e Bairro Cristo Rei, atendendo todos os envolvidos nas ações de saúde, representados pelo Secretário de Saúde Ademir Damin, que parabenizou a ação agradecendo pelo reconhecimento aos colaboradores do município.

Para a extensionista social da Epagri, Lilian Mortari Castelani “foi uma ação muito gratificante que vem de encontro ao trabalho de organização social com os clubes de mães, onde foi possível demonstrar nossa admiração por todos que se dedicam aos cuidados da saúde da população.”