Não é novidade que o mundo moderno sempre esteve em constante evolução. Com inovações científicas e tecnológicas acontecendo todos os dias, é fácil acabar ficando desatualizado. Se em situações cotidianas é possível as pessoas se verem, muitas vezes, atrasadas em relação às novidades, no mercado profissional não é diferente.

Há alguns anos, para garantir emprego bastava terminar o ensino médio e ingressar em um curso superior. Hoje em dia, porém, o mercado de trabalho tem se tornando mais competitivo e um curso de graduação é apenas parte do necessário para conseguir se destacar profissionalmente. Atualmente, empresas valorizam cada vez mais profissionais com características e competências associadas à produtividade e à alta performance, além de bons currículos e inteligência emocional, as conhecidas soft skills. Por isso, acompanhe seis dicas dos professores de Administração da URI/FW, Gilson Henrique Panosso, coordenador, e Ana Paula Pessotto, que podem lhe ajudar a conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho.

Mantenha-se atualizado e desenvolva habilidades

Continue adquirindo conhecimento e estudando, sempre atento às tendências e demandas do mercado. É importante tanto o desenvolvimento de habilidades profissionais, como liderança, o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a gestão de projetos, quanto o de habilidades comportamentais, como empatia, inteligência emocional e aceitação de feedbacks.

Trate a todos com respeito

Lembre-se que você não está acima de ninguém, e nem sozinho. Mesmo os chefes sabem disso, pois o bom líder anda junto a seus colegas. Como seres humanos, somos seres naturalmente sociais e os únicos seres vivos capazes de produzir comunicação. Por isso, a cortesia deve ser algo básico no convívio diário, consequentemente também no ambiente de trabalho. Sejam colegas, superiores ou subordinados, todos devem ser tratados com respeito referente a quem são, suas identidades e culturas. Cada indivíduo possui um imaginário diferente e particularidades e, assim como você, merece ser respeitado para que o ambiente profissional seja saudável e harmonioso.

Aceite as mudanças e sair da zona de conforto

Ter a capacidade de se adaptar a diferentes situações e ser resiliente são importantes. Estas habilidades são procuradas no mercado de trabalho. É necessário saber se reinventar e inovar com agilidade, aprender a usar novas ferramentas e novas práticas.

Faça contatos e mantenha boas relações

Manter boas relações com colegas, superiores e professores é essencial para o sucesso em qualquer área profissional. É importante sempre participar de aulas com especialistas, oficinas e quaisquer eventos possíveis, pois além de agregar conhecimento, também podem surgir boas parcerias.

Demonstre comprometimento e seja proativo

Não se deve confundir esta dica com a utopia de um funcionário que vive pela empresa, mas o trabalhador que cumpre os prazos estabelecidos, retorna ligações e e-mails em tempo hábil e procura alcançar os objetivos da empresa é visto com bons olhos pelos colegas e superiores. É necessário demonstrar comprometimento e proatividade, buscando sempre acrescentar à empresa com o melhor de suas capacidades.

Crie objetivos

É importante estabelecer metas que possam funcionar como um farol para guiá-lo durante sua jornada. É necessário definir um caminho a ser seguido e objetivos a serem alcançados ao longo da sua trajetória acadêmica e sua carreira profissional, de modo que você não se perca ou desvie fazendo atividades que agregam sua caminhada.

Neste direcionamento, a URI proporciona, além de cursos com qualidade reconhecida no mercado de trabalho, os serviços do URI Carreiras, para orientar os estudantes nesta etapa de definição de objetivos profissionais. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (55) 3744.9250 ou escritoriodecarreiras@uri.edu.br.